O CRA (Contact Reflex Analysis) é uma técnica que começou a ser desenvolvida há 50 anos nos Estados Unidos da América, pelo Dr. Dick Versendaal.
Durante 20 anos, estudou-se exaustivamente o corpo humano, recorrendo aos pontos de acupunctura, seus meridianos e outras técnicas. Verificou-se que em pacientes com sintomas comuns, ao tocar num determinado ponto havia uma perca de energia num músculo (como se testa em kinesiologia e significa que existe um bloqueio), sendo indicador do estado energético de cada órgão, glândula, sistema ou estrutura.
O CRA consiste num sistema de análise que congrega inúmeras técnicas como a kinesiologia, osteopatia, acupunctura, reflexologia e quiroprática, em que analisa o organismo através de nove pontos principais designados por maestros.
É através da medição de impulsos elétricos nos maestros que se avalia o estado do sistema nervoso, endócrino, circulatório, respiratório, seguindo uma determinada sequência.
É um método natural simples, seguro e eficaz, que não envolve o uso de agulhas e que permite estudar a sinergia entre o sistema estrutural, órgão e a nutrição.
Com esta técnica podem-se identificar os problemas antes de aparecerem os sintomas, nomeadamente, gripes, parasitas, vírus, bactérias, problemas de tiróide, em apenas 10 minutos.
Uma das mais valias desta técnica é testar e quantificar o tratamento no paciente, ser único e individualizado. Ou seja, para duas pessoas com uma gripe podem ser prescritas recomendações e tratamentos distintos, uma vez que a toma do mesmo suplemento/alimento pode ter respostas energéticas diferentes.
A prática de CRA passa por 2 estágios:
- Obtenção de parâmetros que indicam o estado geral de saúde do paciente, isto é perceber até que ponto pode melhorar (sendo esta uma das grandes vantagens desta técnica) e a determinação da causa do problema (emocional, estrutural ou nutricional ou se uma combinação dos três);
- Análise e o desenvolvimento de programa de melhoria da saúde personalizado.

Deixe uma resposta